Especialistas em moçamedes abordar situação da malária na cidade.
Na noite de segunda feira 26 de Julho de 2021 , a Rádio Namibe foi o palco para os especialistas convidados abordar a situação na cidade do Namibe, os mesmos falaram dos motivos do aumento de casos na provincias do Namibe.
Convidados:
Dr. Abilio especialista em saúde comunitaria.
Dr. Tadeu supervisor do programa de vacinação.
Alertam a comunidade Namibense sobre o uso dos reservatórios ou tanques de forma correcta ou seja manter um controlo constante dos mesmo. Como medida de combate contra a reprodução da comunidade de mosquitos na provincia. Especialista reforça sobre a componente "Promover e Previnir" como o metodo usado para melhor interpetação por parte da população,
As familia estão sendo engajadas na participação comunitaria no tratamentos dos seus residos solidos dentro da comunidade, sendo que o lixo que se tem registrado contribui para o aumento da comunidade de mosquitos e estão propicios a acarretar consigos deversas patologias. Realçaram também a importância da participação das empresas que prestão o serviço de recolha de lixo porta a porta. Ainda falou-se da actividade de formigação Intra domicialiar por parte das administrações e serviços comunitarios tendo em conta a baixa da população de mosquitos.
Especialistas defendem a capacipação dos tecnicos para darem uma respoata rapida aos casos que podem ser reportados numa determinada região. E afirma-se ser importante a inserção no ensino sobre conteúdos relacionados com o Saniamento Básico.
Autoridades Namibense aconselham o uso de metodos de prevenção contra a málaria como:
*Uso do mosquiteiro tratado.
*Uso de inseticidas para formigação interna.
Fonte: Radio Namibe.


